Dia 24/03/2010

O oitavo encontro de formação de tutores municipais do Progestão para o estudo do módulo VI – Como GERENCIAR OS RECURSOS FINANCEIROS? – foi realizado no dia 24/03/2010, com duração de 8 horas.

Teve como objetivo: Acompanhar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros destinados à escola, com segurança e de acordo com os princípios da Administração Pública, de modo a distinguir as diferentes fontes de financiamento da educação básica, elaborando planos de aplicação e criando estratégias de captação de recursos financeiros para a escola.

Iniciamos o encontro com uma dinâmica de acolhimento: “Balão”. O objetivo  principal dessa dinâmica foi o de assumir postura de flexibilidade diante dos desafios que encontramos na escola. Dessa forma, compreender a organização do sistema de administração pública da educação é o caminho indispensável para se entender a competência da escola pública, no âmbito da gestão financeira.

Brígida fez o comentário sobre a estratégia utilizada na dinâmica. Em seguida Olívia apresentou os resultados da avaliação do módulo anterior, chamando a atenção para a importância de avaliarmos com seriedade o nosso trabalho, o compromisso que cada um deve ter em cumprir a metodologia do programa, do estudo individual, do retorno da comunicação recebida, da pontualidade etc.

Na oportunidade, passamos um quadro de entrega das sínteses elaboradas pelas tutoras, onde estava contabilizada a situação avaliativa no processo de estudo até aquele momento.

Após a leitura da mensagem Recomeçar de Carlos Drummond de Andrade, Darly apresentou o quadro síntese de freqüência sugerindo duas datas para realização da repescagem dos tutores ausentes no estudo de algum módulo.

Para enriquecer o estudo do Módulo VI, convidamos três palestrantes das redes Estadual e Municipal para aprofundarem sobre o tema Recursos Financeiros. Entretanto, só foi possível o comparecimento do técnico do Setor Financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Barreiras que compartilhou sua experiência quanto ao processo de planejamento, execução e prestação de contas dos recursos do PDDE. Na oportunidade apresentou para o grupo os formulários de prestação de contas utilizados pelas escolas da rede municipal.

Dando prosseguimento as atividades, foi realizada e análise reflexiva sobre o vídeo institucional do Módulo em estudo. Em seguida procedeu-se com a leitura e análise do texto: Ambição e Ética de Stephen Kanitz, mediado pela multiplicadora Cleonice.

No turno vespertino retornamos com áudio da música “Dinheiro na mão é vendaval”, cantando e dançando. Em seguida, passamos ao trabalho em grupo para elaboração de um plano de trabalho para aplicação dos recursos financeiros da escola proposto no Caderno de Atividades do Módulo – Atividade de número 4. Após a construção do plano, os grupos socializaram suas produções. As apresentações foram excelentes, esclarecedoras, bem como as explicações acrescentadas pela multiplicadora Brígida e relatos de experiência da turma que contribuíram para o entendimento do assunto.

Tivemos que privilegiar a discussão acerca dos planos financeiros e questões do Módulo, dessa forma não foi possível realizar o bingo que estava previsto na programação.

A avaliação do encontro foi realizada com tranqüilidade pelos tutores presentes. Finalizamos o Encontro para Estudo do Módulo VI, com apresentação em slides da mensagem: Dez princípios que devem orientar o trabalho do Gestor.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– O acolhimento foi caloroso como sempre!

– Descontração e alegria durante as dinâmicas.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutoras e multiplicadoras.

– Palestra do Sr. Jaime

–  Harmonia no trabalho das equipes.

– Envolvimento do grupo nos temas abordados.

– Socialização das atividades.

– Ótima organização do encontro.

– Lanche delicioso.

– Apoio da Equipe Direc 25 pela pontualidade no atendimento às nossas solicitações.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

– Ausência de alguns tutores municipais.

– Dificuldade no preenchimento da tarefa da atividade 4, devido a ausência de leitura prévia pelas tutoras do conteúdo do Módulo VI.

– Complexidade do conteúdo do módulo.

– Ausência de dois palestrantes.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

A nossa relação está cada vez mais sólida. A cada encontro estreitamos os laços de amizade e fortalecemos a equipe do Progestão em nossa região. Esperamos que o desânimo não nos atinja e que possamos iniciar com os cursistas gestores o mais breve possível.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO

Para a maioria das tutoras o envolvimento com o estudo do módulo é satisfatório, visível, e se traduz na fala delas. Embora observamos que algumas cursistas necessitam dedicar-se mais aos  estudos dos Módulos.

Veja também:

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