Dia 25/05/2010

Relatório do Módulo VIII

O décimo encontro de formação de tutores municipais do progestão para o estudo do módulo VIII – Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?

– foi realizado no dia 25/05/2010, com duração de 8h. Teve como objetivo implementar a gestão de pessoal de modo eficiente, atendendo os preceitos legais e pedagógicos, bem como avaliar o desempenho dos servidores da escola, promover ações de qualificação e estabelecer um clima de satisfação da equipe.

Iniciamos o encontro com uma dinâmica de acolhimento, em seguida realizamos reflexões durante o estudo do módulo através de projeção do vídeo – Módulo VIII e exposição dialogada foi realizada com a participação de 5 equipes constituídas pelas tutoras e mais 2 equipes responsáveis pela realização das dinâmicas e mensagens reflexivas Para concluir o primeiro momento de estudo e discussões sobre os principais focos das unidades do módulo, construímos coletivamente critérios para análise de alguns projetos pedagógicos das escolas municipal e estadual de Barreiras – Bahia:

a) é um texto que evidencia uma construção coletiva;

b) apresenta um diagnóstico consistente para o conhecimento da realidade da escola;

c) tem uma consistência teórica clara o suficiente para indicar caminhos de mudanças (para melhor) da realidade diagnosticada;

d) o documento apresenta as concepções de homem, cidadão, sociedade, escola, aprendizagem, ensino, avaliação, etc…

e) existem proposições para questões específicas do processo de organização e implementação do projeto político-pedagógico da escola;

f) as metas indicadas são trabalhadas em um momento posterior como ações a serem desenvolvidas para a melhoria da escola;

g) pelo tempo indicado nas metas, podemos saber quanto tempo de vida terá o projeto;

h) há uma previsão e provisão de recursos para o desenvolvimento do projeto.

No segundo momento, turno vespertino, iniciamos nosso trabalho com o áudio e reflexão da música (Eu sei  – Ana Carolina). Posteriormente, ocorreu a análise dos projetos pedagógicos em grupo por modalidade de ensino: educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio. Apresentação comentada das análises dos projetos políticos pedagógicos, tendo como referência teórica metodológica o módulo III do progestão. Reflexão coletiva a respeito do papel social dos profissionais da escola na elaboração e implementação do projeto político pedagógico, o que oportunizou a socialização de saberes entre os grupos e a construção de novos conhecimentos. Para encerramento do estudo do módulo III, realizamos a avaliação do encontro e assistimos a mensagem (Ser feliz).

No segundo dia, 31/07/08, foi realizada apresentação do PROGESTÃO (Objetivos, parcerias etc) e a repescagem dos módulos I, II e IX com o tutor Armando Saldanha Teles do Município de Paratinga.  No turno matutino foi projetado o vídeo institucional do Progestão, seguido de reflexão e exposição do Progestão Atual, guias didático e tutor e a Sistemática de Acompanhamento e Avaliação do programa, através apresentação de slides.

No período vespertino, assistimos aos vídeos dos módulos I, II e IX, seguido de reflexão e discussão. Em seguida, realizamos o aprofundamento dos módulos através da apresentação das unidades, reflexão e discussão das temáticas.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– Durante o acolhimento, foi possível compartilhar algumas experiências de trabalho e pessoal entre o grupo.

– Após a explanação do módulos III do Progestão foi proporcionado aos tutores o contato direto com projetos pedagógicos de algumas escolas municipal e estadual de Barreiras, para análise dos mesmos por modalidade de ensino, tendo como referência teórica e metodológica o módulo III. Este momento foi muito significativo, pois foi possível realização de várias orientações e esclarecimentos pertinentes acerca da construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutores (as) e multiplicadora e trabalho em equipe.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

– O número pequeno de presentes para formação dificultou a realização de trabalhos em grupo, o que foi suplantado pelo dinamismo e participação dos tutores (as). No momento da explanação e estudo acerca do módulo, eles participaram efetivamente através de questionamentos e inferências.

– Os tutores não realizaram a leitura do módulo, pois ainda não tinham recebido os mesmos.

– A discussão em grupos pequenos ficou prejudicada, em função do pequeno número de participantes. Entretanto, realizaram-se dinâmicas de trabalho que atenderam às peculiaridades do momento.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

Positiva, pois foi possível o estabelecimento de laços profissionais significativos, bem como conhecer as condições de trabalho dos municípios quanto à elaboração e implementação do Projeto Pedagógico na escola.

Refletimos coletivamente acerca do processo contínuo de elaboração do projeto pedagógico, pois o mesmo representa o funcionamento da escola e deve ser assumido como uma conquista do coletivo da escola, como um instrumento de organização do trabalho escolar. Portanto, a construção do projeto pedagógico depende do papel ativo de todos os segmentos que compõem a escola e representantes da comunidade local.

Segundo Veiga (1997), o projeto pedagógico é o que confere identidade à escola e, por isso, precisa ser construído coletivamente por todos os segmentos que participam da vida escolar – professores, corpo técnico-pedagógico, pessoal de apoio, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar -, mostrando democrático, abrangente, flexível e duradouro.

Assim sendo, concluímos que o projeto pedagógico é, portanto, o instrumento que explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Ao ser construído coletivamente, permite que os diversos atores expressem suas concepções e seus pontos de vista sobre o cotidiano escolar.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO

Todos (as) ficaram entusiasmados (as) quanto à implementação e elaboração do processo de construção coletiva do projeto pedagógico da escola.

Assim sendo, durante as apresentações realizadas pelos grupos, todos demonstram conhecimento e clareza de que a construção do projeto pedagógico é um processo construído em três momentos interligados: diagnostico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola.

Enfim, todas as tutoras se comprometeram quanto à elaboração coletiva do projeto pedagógico das escolas dos seus municípios, de modo a desenvolver planos de ação que possibilitem, de fato, a melhoria da qualidade do ensino e os resultados da aprendizagem dos alunos.

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