Relatório do Módulo VII
O nono encontro de formação de tutores municipais do Progestão para o estudo do módulo VII – Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? – foi realizado no dia 27/04/2010, com duração de 8 horas, no NTE – 8.
Os objetivos gerais do estudo desse módulo foram: Explanar como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola, de forma a acompanhar a gestão do material e o patrimônio da escola; Planejar a programação dos encontros com os tutores, visando à formação e acompanhamento dos cursistas do programa nos municípios; Elaborar propostas para o desenvolvimento da escola como pólo comunitário, de acordo com o seu projeto pedagógico.
A acolhida aos tutores foi realizada através da dinâmica balões no ar, que, além de descontrair serviu para refletirmos sobre a necessidade do trabalho alinhado com o projeto pedagógico, da importância do conhecimento da legislação sobre patrimônio escolar e do sucesso da escola quando utiliza a estratégia de buscar parcerias para gerenciar bem a escola.
A avaliação do módulo anterior foi realizada por Olívia que refletiu com as tutoras sobre os pontos positivos e pontos a melhorar no nosso trabalho de formação. Lembramos também às tutoras a importância do estudo individual para que elas estejam preparadas no momento de iniciar a formação com os gestores. O diálogo franco e aberto tem servido de estímulo para aperfeiçoamento do nosso trabalho.
O aprofundamento do módulo foi realizado por Cleonice que expôs com muita clareza os conteúdos do módulo VII, bem como a discussão em torno do assunto pelas multiplicadoras e tutoras municipais.
Após o lanche, sempre muito gostoso, retornamos a sala para projeção do vídeo VII, onde, Brígida analisou com muita clareza os pontos chaves do gerenciamento do espaço físico e patrimônio da escola.
Dando continuidade a formação, Olívia apresentou e comentou sobre os textos: De quem é a bola? , Patrimônio, Cultura e Definições e Valores para ampliar o estudo e a visão sobre o patrimônio imaterial.
Às Onze horas iniciamos as oficinas. Cada grupo ficou responsável pelo estudo e apresentação dos conteúdos de cada unidade, através de: poesia, paródia, jornal falado e jogral.
Ao meio dia paramos para o intervalo do almoço.
À tarde, iniciamos as atividades com a dinâmica de áudio e reflexão da música sozinho – de Caetano Veloso. Brígida conduziu a atividade com entusiasmo e fez a reflexão da dinâmica com os assuntos estudados no módulo VII. Em seguida, Darly apresentou através de slides, a Orientação para Diretores onde tratou de assuntos referentes ao gerenciamento do patrimônio escolar.
Às 14h40min, iniciamos a socialização das oficinas 1 e 2, sobre poesia e paródia respectivamente. Saímos para o lanche da tarde e retornamos com a apresentação das oficinas 3 e 4, sobre jornal falado e jogral. Vale ressaltar que as apresentações foram ricas em conteúdo e forma e também atingiram o objetivo proposto. Parabéns mais uma vez para as nossas talentosas Tutoras.
PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO
– Houve mais tempo para socialização e discussão em grupo.
– Discussões pertinentes, pontualidade no horário.
– Todos foram significativos.
– A integração de todos.
– Divisão das tarefas por cidade.
– Interação entre as multiplicadoras.
– Construção de novos conhecimentos.
-Ilustração da sala.
– Oficinas interessantes.
– Interação tutoras e multiplicadoras.
– Apoio da Direc 25 e do NTE 8 em todos os encontros de formação.
PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS
– Não houve ( 99%).
– Conversas paralelas (1 pessoa comentou).
– Baixa freqüência ( 5 tutoras ausentes).
AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO
A nossa relação com todas as tutoras é ótima, de muito diálogo e principalmente de compromisso com os objetivos do Progestão.
AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO
Após nove encontros de formação percebemos que as tutoras já absorveram os princípios fundamentais do programa e estão ansiosas para colocar em prática os ensinamentos.
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