Dia 27/04/2010

 

Relatório do Módulo VII

O nono encontro de formação de tutores municipais do Progestão para o estudo do módulo VII – Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? – foi realizado no dia 27/04/2010, com duração de 8 horas, no NTE – 8. 

Os objetivos gerais do estudo desse módulo foram: Explanar como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola, de forma a acompanhar a gestão do material e o patrimônio da escola; Planejar a programação dos encontros com os tutores, visando à formação e acompanhamento dos cursistas do programa nos municípios; Elaborar propostas para o desenvolvimento da escola como pólo comunitário, de acordo com o seu projeto pedagógico. 

A acolhida aos tutores foi realizada através da dinâmica balões no ar, que, além de descontrair serviu para refletirmos sobre a necessidade do trabalho alinhado com o projeto pedagógico,  da importância do conhecimento da legislação sobre patrimônio escolar e do sucesso da escola quando utiliza  a estratégia de buscar parcerias para gerenciar bem a escola.

 A avaliação do módulo anterior foi realizada por Olívia que refletiu com as tutoras sobre os pontos positivos e pontos a melhorar no nosso trabalho de formação. Lembramos também às tutoras a importância do estudo individual para que elas estejam preparadas no momento de iniciar a formação com os gestores. O diálogo franco e aberto tem servido de estímulo para aperfeiçoamento do nosso trabalho.

O aprofundamento do módulo foi realizado por Cleonice que expôs com muita clareza os conteúdos do módulo VII, bem como a discussão em torno do assunto pelas multiplicadoras e tutoras municipais.

Após o lanche, sempre muito gostoso, retornamos a sala para projeção do vídeo VII, onde, Brígida analisou com muita clareza os pontos chaves do gerenciamento do espaço físico e patrimônio da escola.

Dando continuidade a formação, Olívia apresentou e comentou sobre os textos: De quem é a bola? , Patrimônio, Cultura e Definições e Valores para ampliar o estudo e a visão sobre o patrimônio imaterial.

Às Onze horas iniciamos as oficinas.  Cada grupo ficou responsável pelo estudo e apresentação dos conteúdos de cada unidade, através de: poesia, paródia, jornal falado e jogral. 

Ao meio dia paramos para o intervalo do almoço.

À tarde, iniciamos as atividades com a dinâmica de áudio e reflexão da música sozinho – de Caetano Veloso. Brígida conduziu a atividade com entusiasmo e fez a reflexão da dinâmica com os assuntos estudados no módulo VII. Em seguida, Darly apresentou através de slides, a Orientação para Diretores onde tratou de assuntos referentes ao gerenciamento do patrimônio escolar.

 Às 14h40min, iniciamos a socialização das oficinas 1 e 2, sobre poesia e paródia respectivamente. Saímos para o lanche da tarde e retornamos com a apresentação das oficinas 3 e 4, sobre jornal falado e jogral. Vale ressaltar que as apresentações foram ricas em conteúdo e forma e também atingiram o objetivo proposto. Parabéns mais uma vez para as nossas talentosas Tutoras.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– Houve mais tempo para socialização e discussão em grupo.

– Discussões pertinentes, pontualidade no horário.

– Todos foram significativos.

– A integração de todos.

– Divisão das tarefas por cidade.

– Interação entre as multiplicadoras.

– Construção de novos conhecimentos.

-Ilustração da sala.

– Oficinas interessantes.

– Interação tutoras e multiplicadoras.

– Apoio da Direc 25 e do NTE 8 em todos os encontros de formação.                                                                                                                                                                                                                                                                                  

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS

– Não houve ( 99%).

– Conversas paralelas (1 pessoa comentou).

– Baixa freqüência ( 5 tutoras ausentes).

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

A nossa relação com todas as tutoras é ótima, de muito diálogo e principalmente de compromisso com os objetivos do Progestão.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO

Após nove encontros de formação percebemos que as tutoras já absorveram os princípios fundamentais do programa e estão ansiosas para colocar em prática os ensinamentos. 

 

Veja também:

Deixe um comentário