Encontro de Realinhamento

O encontro de realinhamento de formação de tutores municipais do Progestão para o estudo do Módulo X – Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

– Foi realizado no dia 12/08/2010, com duração de 8h. Teve como objetivo promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas educacionais, voltadas para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.

Iniciamos o encontro com uma dinâmica de acolhimento: “Dança das Fitas.”, que por vez refletimos sobre a necessidade de estarmos “enlaçados” e comprometidos com os objetivos fundamentais da educação.

Em seguida apresentamos a avaliação do encontro passado – Módulo VIII – destacando os pontos positivos, negativos e as sugestões para melhoria do trabalho.

Logo após, foi apresentado através de projeção de slides – os fundamentos teóricos das unidades constituintes do Módulo X pelas multiplicadoras e com a participação ativa das tutoras. As reflexões foram bastante frutíferas.

Projetamos o vídeo institucional o que nos possibilitou estabelecer um paralelo entre as discussões teóricas e práticas sobre o módulo.

Para concluir o primeiro momento de estudo e discussões a multiplicadora do município de Barreiras – Brígida Freitas socializou com a turma o Ensaio da Avaliação Institucional realizada nas escolas municipais de Barreiras. Posteriormente foi proposto o estudo em grupo do caderno de atividades.

No segundo momento, turno vespertino, iniciamos nosso trabalho com a dinâmica: Lenda da Pipoca – o que nos possibilitou uma análise acerca da necessidade de assumirmos uma atitude proativa diante dos desafios do cotidiano escolar. Logo em seguida, houve a socialização da análise do caderno de atividade módulo X vivenciados pelas tutoras municipais, conforme divisão de grupos: 1, 2, 3 e 4.

Fizemos uma Retrospectiva da caminhada do processo de formação através de história contada e de Flesch da Caminhada Formativa através de vídeofoto.

Para encerramento do estudo do Módulo X, realizamos a avaliação do encontro, seguida da leitura da mensagem final: “Para os que virão” (Tiago de Melo).

Neste encontro estiveram presentes os Secretários Municipais de Educação e as Multiplicadoras Centrais do PROGESTÃO – Ivonete e Ângela que por vez esclareceram sobre a situação do Programa e fizeram os encaminhamentos necessários para que os municípios de fato pudessem dar prosseguimento ao processo de formação dos gestores da Rede Municipal de Ensino.

Concluímos o Encontro com uma confraternização regada a comidas típicas e forró.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– A avaliação e satisfação da equipe por ter concluído mais uma etapa do processo formativo.

– A retrospectiva através da história e do vídeofoto do processo de formação.

– A participação dos Secretários Municipais de Educação.

– A participação e a integração dos membros do grupo durante as atividades desenvolvidas.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutores (as) e multiplicadora e trabalho em equipe.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

– A notícia de que o material impresso só seria entregue após as eleições eleitorais.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

Positiva, pois foi possível o estabelecimento de laços profissionais significativos, bem como conhecer as idéias e projetos da avaliação Institucional realizada no Município de Barreiras.

Refletimos coletivamente acerca do processo de formação e organização dos momentos de formação dos gestores municipais, além de estabelecermos uma análise crítica sobre a postura das tutoras frente ao Programa durante o processo de formação com os gestores municipais.

Portanto, concluímos que o processo formativo foi bastante exitoso. Construímos laços afetivos e efetivos nos comprometendo coletivamente com uma gestão educativa democrática e capaz de contribuir para a formação de indivíduos autônomos numa perspectiva de construir novas possibilidades na vida e nos espaços em que convivem.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO

Todos (as) ficaram entusiasmados com a possibilidade de iniciarem o processo formativo em seus municípios.

Durante as apresentações realizadas pelos grupos em todo processo formativo, as tutoras demonstram conhecimento e clareza quanto aos conceitos fundamentais de uma gestão participativa e democrática.

RETROSPECTIVA DA CAMINHADA

Aqui no Oeste Baiano ainda acreditamos que seja possível alavancar o progresso não somente do ponto de vista agrícola, comercial, produtivo, mas principalmente alavancar o desenvolvimento humano – tornando possível a formação de cidadãos cada vez mais atuante, perspicaz, autônomo com esperança e com a certeza de melhorar significativamente os serviços públicos. Para efetivamente implementar alterações e mudanças neste cenário, compreendemos que a Gestão Compartilhada é o caminho para a promoção dos sonhos e desejos coletivos.

Com a tomada de consciência dos resultados do mapeamento da educação nas redes estaduais e municipais de ensino através do IDEB, é lançado um novo olhar sobre a escola pública. Aqui não se trata de apontar culpados nem inocentes, pois a arte de educar é responsabilidade de todos: equipe gestora, professores, profissionais da educação, família e comunidade.

A 2ª oferta do PROGESTÃO MUNICIPAL trouxe a possibilidade de congregar educadores de várias cidades do Oeste Baiano para refletir a necessidade de formar uma rede de gestores capazes de fomentar a participação e fazer do ambiente escolar um espaço de aprendizado e convivência democrática de modo que os indivíduos desenvolvam competências inerentes ao exercício da cidadania.

A partir dessa visão inicia uma expectativa em torno dos princípios norteadores do Programa com a crença de que possam e/ou pudessem interferir no contexto das Unidades Escolares e promover a melhoria da qualidade da educação pública.

Assim, formar lideranças comprometidas com o projeto de gestão democrática objetivando ao sucesso escolar, além de desenvolver competências profissionais que qualificam os gestores com vistas ao desempenho escolar partindo dos desafios locais e numa perspectiva de tomada de decisão e/o adoção de estratégias que viabilizem a resolução das dificuldades vivenciadas pelos grupos.

Diante de tantos desafios desencadeados nas últimas décadas no processo formativo a escola tem uma responsabilidade de reconduzir a formação dos indivíduos de modo que os mesmos possam apropriar-se de instrumentos legais, instrucionais, construindo saberes e imbuídos do sentimento de pertencimento quanto ao espaço comunitário no qual está inserido. A ação da escola necessariamente precisa está resgatando e/ou implantando os instrumentos de participação, bem como Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associações, Conselho escolar. Agregado a isso, o Projeto Político Pedagógico precisa está sendo construído e/ou reconstruído, implementado e avaliado coletivamente. Para tal é imprescindível que o gestor perceba as fragilidades da instituição de ensino na qual atua e, posteriormente fazer a articulação entre PPP e políticas públicas educacionais que dão sustentação as estratégias para a solução dos problemas vivenciados nos espaços educativos.

Durante os encontros de formação percebemos que as fragilidades da gestão pública dos municípios envolvidos no programa foram se revelando, e, pouco a pouco surgiram alternativas com o intuito de articular idéias e projetos entre secretarias, escolas e tutores do programa com a intenção de iniciar o processo de implementação da gestão democrática nas instituições de ensino.

Acreditamos piamente que as idéias, discussões, reflexões, planos, projetos e propostas vivenciados no processo formativo dos tutores e multiplicadores possam está comprometidos com os princípios norteadores do programa e quiçá tragam transformações profundas nas estruturas metodológicas do ensino e aprendizagem da rede municipal.

Juntos aprendemos que as ações educativas só têm significado se nos propusermos a trabalhar coletivamente em prol do sucesso dos estudantes e  que o resultado desta ação tenha reflexos positivos na sociedade.

EQUIPE MULTIPLICADORES

PÓLO 7 –  DIREC 25– BARREIRAS – BA


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Uma resposta para Encontro de Realinhamento

  1. não consigo copiar o logo do pró-gestão,faço o curso já vai fazer um ano eu adoro tudo que vimos e estudamos foi um sucesso.e aí tem como eu receber pelo email?

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