Dia 02/12/2009

Estudo do módulo V

O sétimo encontro de formação de tutores municipais do progestão para o estudo do módulo V: Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola, realizado no dia 02/12/2009, com a duração de 08 horas para estudo e socialização das informações do módulo.

O estudo do módulo V teve como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e propor medidas para construir a convivência democrática por meio de parcerias e com o apoio da legislação e do regimento escolar, observando a importância de planejar e liderar o processo de gestão da construção coletiva da democracia na escola.

Esse encontro foi muito alegre e contemplado com atividades diversas tais como: paródias, dramatização, painel, amigo secreto, cartão de boas vindas músicas, etc, além das atividades de rotina como: exposição dialogada através de slides do conteúdo do Módulo V, apresentação do resultado da avaliação do módulo anterior, relatos de experiências da convivência na escola, e leitura compartilhada do texto: O Mestre do Novo Milênio. Em seguida, paramos para o lanche, sempre saboroso e diversificado.  Posteriormente, exibimos o vídeo – Módulo v seguido de reflexão e análise do que foi exposto. Dando prosseguimento, convidamos duas tutoras para leitura do texto: Parceria da Vaca e da Galinha. Após ampla discussão sobre parceria, iniciamos o estudo do módulo V nos dois grupos. O grupo 1 com as unidades 1 e 2 Construção e desenvolvimento da convivência democrática: fundamentos da escola de hoje e Barreiras ao convívio democrático de pessoas e setores da comunidade nas escolas. E o grupo 2, com as unidades 3 e 4, Caminhos que levam ao convívio democrático: as parcerias e Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.  A leitura do texto: ética, cidadania e educação: da banalização à ação, inspirou reflexão bastante proveitosa para todos. Infelizmente, por falta de energia, não foi possível apresentar dois slides: Reflexão de Rui Barbosa e a mensagem de Paulo Coelho “Encerrando ciclos”.

Seguimos em frente, formando dois grandes grupos para conclusão do estudo das unidades do módulo V e ensaio final antes da socialização. Comunicamos aos tutores com antecedência que eles teriam que socializar o conteúdo apresentando de duas maneiras: painel e dramatização.  O resultado foi excelente!  Nota  dez! As Tutoras demonstraram que estudaram com afinco o módulo V na apresentação do painel falado. A Equipe que apresentou a dramatização também não ficou atrás. Deram um show de talento apresentando as características de duas salas de aula. Uma, onde o professor além de autoritário é desinformado, desarticulado e indiferente aos seus alunos e a proposta de educação inclusiva, que respeita a pluralidade cultural do nosso país. A outra sala de aula, o professor é mediador do conhecimento, está comprometido com a formação integral dos seus alunos e a convivência democrática se reflete em todas as suas ações e atitudes.

Às 17h05min, foi realizada a avaliação escrita do encontro e em seguida fizemos a brincadeira da “Amiga Secreta”.  Enfeitamos a sala com motivos natalinos, com árvore luminosa e muitos presentes. Também agradecemos a Deus em oração, de mãos dadas, agradecendo por tudo que recebemos nesse ano e pedindo bênçãos por todos da Família Progestão, da nossa Família, da Equipe da SEC/BA, Direc 25 e NTE 8, enfim, pelos nossos alunos e colegas das redes estadual e municipal.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– A organização e recepção das multiplicadoras.

– Envolvimento de todos durante o estudo do módulo.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutoras e multiplicadoras

– A socialização dos trabalhos pelos grupos

– Os relatos de experiências na escola.

– O clima de alegria contagiou a todos.

– A confraternização final, com troca de presentes, cartões com chocolate pedindo Bis! E uma deliciosa torta de ameixa patrocinada pela Direc 25.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

– Não houve nenhum ponto negativo no encontro. Sentimos apenas a falta de algumas tutoras que não puderam estar presentes por conta de outros compromissos de trabalho e problemas de saúde.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

O nosso relacionamento com as tutoras é profissional, mas também de amizade.  A cada encontro estreitamos os laços de amizade, o que facilita o diálogo aberto e franco. As cobranças e questionamentos são sempre pautados na ética e por isso conseguimos avançar a cada dia com o apoio coletivo.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O PROGRAMA PROGESTÃO.

Todos (as) ficaram entusiasmados (as) quanto ao estudo de práticas de gestão democrática pela equipe gestora. Vale ressaltar, conforme apresentações realizadas pelos grupos, que todos demonstram conhecimento, clareza e determinação para inserir a gestão democrática e participativa nas escolas municipais.

Veja também:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: