Dia 11/11/2009

O sexto Encontro de Formação de Tutores Municipais do Progestão para o estudo do módulo IV: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola foi realizado no dia 11/11/2009, com a duração de 8h de estudo.

O estudo, do Módulo IV – teve como objetivo identificar os aspectos pedagógicos que possam ajudar nas decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino-aprendizagem e priorizar, na gestão da unidade de ensino, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição.

Iniciamos o Encontro com uma Dinâmica: Estrela. Em seguida, apresentamos a Profª. Ivonete Sacramento, nossa Multiplicadora Central, que nos prestigiou com sua presença e dinamismo. Nesse encontro foram realizados: Análise dos Resultados da Entrevista com alunos da Rede de Ensino  e Apresentação do Resultado da Avaliação do Encontro Anterior. Assistimos o  Vídeo: “Estudo Errado” – Gabriel O Pensador. Reflexões sobre a Temática do Módulo . Apresentação dialogada das idéias do Módulo IV. Projeção do Vídeo: “Cinderela” – recortes  da  história de Cinderela. Depois,  fizemos um paralelo entre  a história de Cinderela e a educação, fazendo os seguintes questionamentos: Na educação, o que poderia ser comparado ao sapatinho, que embora aparente fragilidade, mostra-se resistente ao tempo e aos acontecimentos? Assim como o sapatinho é único, há algo na escola que é feito para um grupo específico de pessoas. O que seria? Uma bela jovem se escondia nos trapos da borralheira e precisou de uma fada madrinha para ser revelada. Na escola, o quê revelaria à equipe a realidade que a própria escola não tem consciência?

Dando continuação, realizamos análise da Charge – “Escola Pública” e do Vídeo Institucional – Módulo IV. Leitura comentada dos livros: Grupo: 01 – A menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado e Grupo: 02 – Uma escola assim eu quero para mim – Elias José.

Paralelo: Escola Tradicional e Escola Atual com trabalho com os áudios e reflexões  das músicas (Kid Abelha – Como eu quero) e  (Tribalista – Velha infância).

Dando prosseguimento no turno vespertino iniciamos nossos trabalhos com a Dinâmica: Minha História, Minha Vida. Realização das Oficinas – formação de 4 grupos para estudo e aprofundamento das unidades do Módulo IV. Oficina 01: Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje? Oficina 02: Trabalho: aí está o foco! Oficina 03: Prática pedagógica: todo cuidado é pouco! Oficina 04: Avaliação: prática a favor ou contra os alunos? Socialização das oficinas. Orientação de estudos do Módulo V. Avaliação Escrita do Encontro. Encerramento: Mensagem – “Eu, tu, ele… seres em construção!”

As discussões nas equipes e as divergências no grande grupo foram muitas, boas e bastante pertinentes. Em cada fala ficava clara a concepção de educação que cada uma abraça.  Aprendemos muito quando respeitamos o olhar do outro.

Posteriormente, ocorreu a socialização das oficinas pelos grupos, o que oportunizou a troca de saberes entre os grupos e a construção de novos conhecimentos. Para encerramento do estudo do Módulo IV, realizamos a avaliação do encontro e a mensagem “Eu, tu, ele… seres em construção!”.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– A presença da Profª. Ivonete Sacramento.

– A fundamentação do Módulo pela Multiplicadora Municipal Profª. Brígida

– A participação de todos nas atividades.

– O lanche muito delicioso promovido pela Direc 25.

– O apoio da Profª. Iléia  em atender às solicitações das Multiplicadoras dentro das possibilidades da Direc.

– A colaboração de Fábio Nunes, técnico do NTE -8 e parceiro do Progestão.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

–  Um pequeno atraso das tutoras no horário de chegada do turno matutino.

–   Cansaço aparente e problemas de saúde em algumas tutoras.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

– Sempre muito boa. A nossa relação é aberta e muito profissional. Acreditamos no potencial dos tutores e fortalecemos os laços de amizade em cada encontro.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O PROGRAMA PROGESTÃO

O envolvimento de alguns é excelente, de outros, ainda se faz necessário melhorar. Acreditamos e torcemos que ao iniciar o programa com os cursistas, os tutores se revelem completamente envolvidos e apaixonados pelo Progestão.

Veja também:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: