Dia 21/10/2009

O quinto Encontro de formação de tutores municipais do Progestão para o estudo do módulo III – Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? – foi realizado no dia 21/10/2009, com duração de 8 horas. Teve como objetivo promover a construção coletiva do projeto pedagógico, articulando-o às várias formas de planejamento do trabalho da escola.

Iniciamos o encontro com uma dinâmica de acolhimento: “o desfile”. Um dos objetivos dessa dinâmica foi o de levantar a autoestima dos tutores, bem como mostrar a eles o quanto estaremos expostos, e o quanto seremos observados por muita gente, após o lançamento oficial do Progestão em cada município. A postura de cada um de nós frente ao Programa é que resultará num grande sucesso. Para buscar o sucesso de todos temos que começar por nós mesmos. Após comentário sobre a estratégia utilizada na dinâmica, convidamos a nossa palestrante Anatália Djane – Doutoranda em Educação.

Após a excelente explanação da Profª Anatália sobre o Projeto Pedagógico e o resultado de pesquisas feitas na região oeste,   tivemos o momento para tirarmos as dúvidas e trocarmos experiências. A satisfação com a palestra e com as atividades do Encontro foi unânime.  Em seguida, fizemos o intervalo para o lanche.  Após projeção do vídeo realizamos reflexões sobre o estudo do Módulo III com exposição dialogada. Para concluir o primeiro momento de estudo e discussões sobre os principais focos das unidades do módulo, construímos critérios para análise de alguns projetos pedagógicos das escolas dos municípios que aderiram ao programa.

Questões norteadoras para análise do Projeto Pedagógico:

– O projeto revela indícios que foi construído de forma coletiva?

– Que dimensões e princípios norteiam esse projeto?

– Como foi vivenciada a construção desse projeto ou de outro que você tenha participado?

– No projeto analisado como foi articulado o projeto pedagógico com a prática pedagógica?

No mesmo dia às 14 horas, iniciamos o nosso trabalho com o áudio e reflexão da música “Como uma onda – Lulu santos”. Veja o vídeo abaixo.

Em seguida passamos ao trabalho em grupo para análise dos projetos pedagógicos. Após uma hora de estudo e análise os grupos socializaram suas conclusões. A Apresentação comentada das análises dos projetos pedagógicos teve como referência teórica  metodológica o módulo III do Progestão. Após reflexão coletiva a respeito do papel social dos profissionais da escola na elaboração e implementação do projeto pedagógico, o que oportunizou a socialização de saberes entre os grupos e a construção de novos conhecimentos, apresentamos o resultado da avaliação do mês anterior para conhecimento de todos e novos combinados para fortalecermos o nosso compromisso com o Progestão e com a educação em nossa região. Infelizmente não houve tempo para apresentação da mensagem “Mutantes”. Para encerrarmos o Encontro de estudo do módulo III, realizamos a avaliação e refletimos sobre a mensagem (Ser Professor é…).

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– Durante o acolhimento, foi possível compartilhar algumas experiências de trabalho e pessoal entre o grupo.

– Descontração e alegria durante as dinâmicas.

– Explanação clara e coerente da Profª  Anatália Djane.

– Os esclarecimentos importantes acerca da construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutores (as) e multiplicadoras.

–  Harmonia no trabalho das equipes.

– Ética na análise dos projetos pedagógicos.

– Sintonia entre as multiplicadoras regionais e municipais.

– Participação dos tutores nas discussões.

– Apoio da Direc 25 – Profª Iléia e sua Equipe na pontualidade no atendimento dos lanches em cada encontro mensal que realizamos.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

– Ausência de alguns tutores municipais.

– Alguns tutores não realizaram a leitura do módulo porque  no seu município a INTERNET é precária.

– A discussão em grupo ficou prejudicada em função do número de participantes. Entretanto, realizamos dinâmicas de trabalho que atenderam às necessidades do momento.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO

Positiva, pois foi possível o estabelecimento de laços profissionais significativos, bem como conhecer as condições de trabalho dos municípios quanto à elaboração e implementação do Projeto Pedagógico na escola.

Refletimos coletivamente acerca do processo contínuo de elaboração do projeto pedagógico, pois o mesmo representa o funcionamento da escola e deve ser assumido como uma conquista do coletivo da escola, como um instrumento de organização do trabalho escolar. Portanto, a construção do projeto pedagógico depende do papel ativo de todos os segmentos que compõem a escola e representantes da comunidade local.

Segundo Veiga (1997), o projeto pedagógico é o que confere identidade à escola e, por isso, precisa ser construído coletivamente por todos os segmentos que participam da vida escolar – professores, corpo técnico-pedagógico, pessoal de apoio, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar -, mostrando democrático, abrangente, flexível e duradouro.

Assim sendo, concluímos que o projeto pedagógico é, portanto, o instrumento que explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Ao ser construído coletivamente, permite que os diversos atores expressem suas concepções e seus pontos de vista sobre o cotidiano escolar.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O ESTUDO DO MÓDULO

Todos (as) ficaram entusiasmados (as) quanto à implementação e elaboração do processo de construção coletiva do projeto pedagógico da escola.

Assim sendo, durante as apresentações realizadas pelos grupos, todos demonstraram conhecimento de que a construção do projeto pedagógico é um processo construído em três momentos interligados: diagnostico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola.

Enfim, todos os tutores se comprometeram quanto à elaboração coletiva do projeto pedagógico das escolas dos seus municípios, de modo a desenvolver planos de ação que possibilitem, de fato, a melhoria da qualidade do ensino e os resultados da aprendizagem dos alunos.

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