Dia 19/06/2009

Coordenadoras Darly e Olívia

Multiplicadoras Regionais Darly e Olívia

Este primeiro encontro objetivou a sensibilização dos envolvidos para necessidade de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos, bem como conhecer o programa progestão, seus objetivos e parcerias.

Os municípios que aderiram ao programa foram: Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Catolândia,  Cotegipe, Cristópolis, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Wanderley. Assim, o primeiro Encontro de Sensibilização foi realizado no dia 19 de junho de 2009 das 8:00h às 18:00h, contou com a presença de 15 Tutores e a Coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Barreiras. Quatro Tutores não compareceram ao Encontro de Formação e por essa razão agendamos para o dia 30 do corrente mês um novo encontro para estudo do Módulo Introdutório do Programa. O Encontro Presencial atingiu os objetivos propostos conforme dados da avaliação realizada pelos tutores.

O Encontro transcorreu em clima de integração e harmonia, conforme planejamento assim distribuído: 1- Iniciamos com uma dinâmica de acolhimento e apresentação ( To ré), 2- seguido de levantamento das expectativas em relação ao Programa. 3 –  Apresentação do vídeo institucional, exposição do programa atual do PROGESTÃO feita pela multiplicadora por Darly Moreno, e 4- A Explanação sobre a Sistemática de Acompanhamento e Avaliação dos tutores e cursistas foi realizada pela multiplicadora Olívia Bezerra. No turno vespertino iniciamos com o áudio da música “Rindo a Toa” de Fala Mansa,  com dança para formação de grupos para o estudo dos guias didático/tutor e Suplemento do tutor. Realizamos uma oficina onde cada grupo apresentou a síntese do material didático estudado. A ambientação do tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle não foi possível realizar porque a plataforma estava com problema de funcionamento.

Foi orientado aos tutores o planejamento da Programação do Módulo Zero a ser realizado nos seus municípios.

Após a avaliação do Encontro, refletimos sobre a mensagem de encerramento o Laço e o Abraço.

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO

– Acolhimento, onde foi possível compartilhar algumas experiências de trabalho e pessoal entre o grupo.

– Fortalecimento dos laços de  velhas amizades e o início de novas.

– Após a explanação do Progestão foi proporcionado o contato direto com os cadernos de estudos, os cadernos de atividades e os vídeos. Este momento foi muito significativo, pois, foi possível a realização de várias orientações e esclarecimentos a respeito do Progestão.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutores (as) e multiplicadoras.

– Todos os (as) participantes apontaram a sistemática de acompanhamento e avaliação dos tutores e Cursistas e também a dinâmica de estudo do programa como aspectos expressivos do Progestão.

– Outro aspecto que foi abordado pelos tutores (as), refere-se à relevância do gestor na unidade escolar para a qualidade da gestão democrática e a formação continuada, sem retirá-los das suas atividades o que pode contribuir para resultados exitosos nas escolas. Além disso, o PROGESTÃO pode auxiliar  também às lideranças escolares a superarem  dificuldades da gestão escolar cotidiana das unidades de ensino.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO

– Faltou  aos tutores realizar leitura antecipada dos guias didáticos. A maioria não tinha nenhum conhecimento prévio do programa. Entretanto, realizamos  dinâmicas de trabalho que atenderam às peculiaridades do momento.

– Alguns representantes de municípios que firmaram adesão ao programa  não encaminharam os seus tutores ao Encontro de Formação no dia agendado.

– Falta dos Kits para os tutores.

– Ambiente Virtual sem funcionamento no dia do Encontro.

– Falta de um representante da Direc – 25.

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO.

Positiva, pois foi possível o estabelecimento de laços profissionais significativos, bem como conhecer as condições de trabalho dos municípios.  Possibilitou também sistematizar algumas informações acerca da gestão escolar e o processo de organização do trabalho pedagógico que envolve os onze municípios que passaram a integrar ao programa.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO  DOS TUTORES COM O PROGRAMA PROGESTÃO.

Todos (as) ficaram entusiasmados (as) quanto à implementação do Programa nas unidades escolares e quanto ao envolvimento e ao estudo de práticas de gestão democrática pela equipe gestora. Vale ressaltar que foi possível observar nos tutores comprometimento com a realização de um trabalho de qualidade e desejosos de fazer a mudança na gestão escolar do seu município.

Veja também:

Uma resposta para Dia 19/06/2009

  1. Nelma disse:

    Parabéns pelo Blog e postagens interessantes. Se possível gostaria que enviasse o desenvolvimento da dinâmica “To ré”, pois fiquei curiosa.
    Desde já agradeço.

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