Dia 01/09/2009

O terceiro encontro de Formação de tutores municipais do progestão para o estudo dos módulo II – Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Foi realizado no período de 01/09/2009, com a duração de 8h de estudo para o módulo.

A preparação para o estudo do módulo II seguiu os mesmos passos dos encontros anteriores. Após escolha e definição dos textos, dinâmicas e lembranças, passamos ao estudo do módulo e em seguida, a divisão do trabalho para cada uma das multiplicadoras. O nosso trabalho tem sido harmonioso, alegre e competente. Nossas características distintas têm sido o gás necessário para fazer o Programa andar com a qualidade que merece.

A Gestão Democrática nos dar subsídios para o aperfeiçoamento de um aspecto da prática pedagógica muito importante para qualquer profissional da educação.  Trata-se da competência para considerar e respeitar as diferenças de natureza individual e social.

Esperamos que, e aos poucos, possamos articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar.

O primeiro momento  de estudo do Módulo II, 01/09/2009,– Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? –  Tendo como  objetivo analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação desenvolvidas na escola e no sistema de ensino.

Iniciamos o encontro com uma dinâmica de saudação caixa preta, em seguida, realizamos reflexões durante o estudo do módulo através de projeção do vídeo – Módulo II e apresentação de slides. Para concluir esta etapa dos estudos  sobre os principais focos das unidades do módulo, formamos grupos através da dinâmica – retângulos coloridos para realização das oficinas Produção Escrita: Oficina 01: Por que promover a  gestão democrática nas escolas públicas? (Poesia), Oficina 02: Como promover espaços de participação de pessoas e setores da comunidade nas escolas?(Paródia), Oficina 03: Como construir autonomia na escola? (Jornal Falado), Oficina 04 Como estimular ações     inovadoras, capazes de modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas? (Jogral).

No segundo momento, turno vespertino, iniciamos nosso trabalho assistindo e refletindo ao vídeo – Sinergia. Em seguida, realizamos a leitura e reflexão da mensagem Sinergia na equipe. Posteriormente, ocorreu à apresentação das oficinas pelos grupos, o que oportunizou a socialização de saberes e a construção de novos conhecimentos.

No que pertine às orientações de ordem técnica quanto aos encontros presenciais com os gestores cursistas municipais apresentamos um slide explanando os procedimentos organizacionais. Para encerramento do estudo do Módulo II, realizamos a avaliação do encontro e assistimos à mensagem de encerramento (Menestrel – Willian Shakespeare)

PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO.

– Durante o acolhimento, foi possível compartilhar algumas experiências de trabalho entre o grupo.

– Muito entusiasmo dos multiplicadores,

– participação ativa da maioria dos tutores,

– Recursos materiais e  tecnológicos  adequados,

– Ambiente confortável,

– Recepção afetiva por parte de toda equipe,

– Após a explanação do módulo II foi proporcionado o contato direto com os cadernos de estudos e cadernos de atividades nas oficinas para estudo do módulo. Este momento foi muito significativo, pois, foi possível realização de várias orientações e esclarecimentos pertinentes ao trabalho dos módulos com os gestores cursistas.

– Diálogo aberto e troca de experiências entre tutores (as) e multiplicadoras e trabalho em equipe,

– Apoio da Diretora Regional Professora Iléia Almeida  e sua Equipe.

– Apoio da Equipe NTE 08.

PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO.

– Falta de pontualidade de alguns tutores na chegada,

– Os tutores não realizaram a leitura do módulo, porque a maioria das secretarias de educação não providenciou as cópias do módulo.

– O horário de retorno dos tutores (transporte com horário incompatível com o horário de termino do curso).

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM OS TUTORES DA REGIÃO.

Positiva, pois foi possível o estabelecimento de laços profissionais significativos, bem como conhecer as condições de trabalho dos municípios.  Possibilitou também sistematizar algumas informações acerca da gestão escolar e o processo de organização do trabalho pedagógico que envolve os municípios que passaram a integrar ao programa.

AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS TUTORES COM O PROGRAMA PROGESTÃO.

Todos (as) ficaram entusiasmados (as) quanto ao estudo de práticas de gestão democrática pela equipe gestora. Vale ressaltar que, conforme apresentações realizadas pelos grupos, onde todos demonstraram conhecimento, clareza e determinação para inserir a gestão democrática e participativa nas escolas municipais.

Veja também:

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: