Relatório Baianópolis dia 19/11/2010

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL

Foto do encontro do Módulo I

Foto do encontro do Módulo I

 OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Discutir a função social da escola buscando compreender as demandas existentes entre ela e a comunidade.
  • Socializar as atividades desenvolvidas por cada equipe na escola referentes ao modulo I.
  • Apresentar em linhas gerais o Módulo II e explicar as atividades a serem desenvolvidas pela equipe gestora.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Escola e função social: acesso ao conhecimento, desenvolvimento integral da pessoa, formação para a cidadania. A escola no passado: clientela reduzida, baixo investimento na qualidade. Mudanças gerais versus mudanças educacionais. A legislação por si própria não assegura mudanças na educação.
  • Expansão considerável da escola brasileira nas últimas décadas do século XX, com muitos problemas referentes à qualidade ainda sem solução.
  • Características da sociedade do conhecimento. Equipamentos, formas e canais de comunicação interna e externa: redes, linguagens, mídia.
  • O papel da escola na sociedade do conhecimento, na construção da cidadania, na promoção social e no desenvolvimento da pessoa.
  • Relações entre escola e democracia. A democracia como valor e como processo. A escola e a busca de uma gestão democrática.
  • Articulação entre a escola e a comunidade. Mecanismos e estratégias de integração.
  • Os vários conceitos de cultura. As relações recíprocas entre a cultura da sociedade global e a escola.
  • Cultura escolar: modos de sua construção. Relações entre a construção da cultura escolar e a identidade de cada escola. A força da cultura escolar no desenvolvimento da comunidade da própria escola.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • As apresentações de cada equipe das atividades;
  • A comunidade se entrosou em todas as reuniões;
  • Conscientização sobre a verdadeira missão da escola; 
  • Como coletar idéias da comunidade escolar;
  • Novos conhecimentos e mais compreensão;
  • A interação entre os cursistas e a tutora;
  • Segurança e domínio de informações;
  • Incentivo a interação e construção de vínculos;
  • Socialização de trabalhos; cooperação, conhecimento e integração;
  • Participação dos presentes nas discussões; Debate;
  • Organização, troca de idéias e a presença dos cursistas;
  • Exposição dos trabalhos e novas sugestões; 
  • Troca de experiências;
  • As mensagens são a cara da educação, as dinâmicas e os temas em debate;
  • União do grupo.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • Ainda continuam as conversas paralelas;
  • O tempo é muito corrido;
  • Falas longas e repetidas;
  • Não chamar atenção do grupo em público, melhor em particular.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Mais conhecimento e mais dinâmicas para nossa pratica;
  • Menor duração do tempo e mais aproveitamento, exemplo inicio as 7:30 e termino as 17:00;
  • Que seja mais dinâmico e divertido;
  • Ter cuidado com o uso do tempo de fala dos participantes, pois o encontro se torna monótono;
  • Calma para a tutora passar os conteúdos;
  • Melhorar o lanche da tarde.

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • O encontro teve inicio com a dinâmica do encontro das mãos, e cantamos a musica do progestão.
  • Em seguida foi passada a palavra para cada equipe gestora socializar como foi a implementação do progestão na sua escola. Após foi realizada exposição dialogada sobre o caderno de estudos do modulo I, onde  foi discutida a função social da escola, a historia da escola, a legislação que torna a educação um direito de todos, os quatro pilares da educação, a democracia na escola e a cultura escolar. Apos o intervalo de almoço, foi feita a socialização das atividades 1 e 3 realidades pelas equipes gestoras do caderno de atividades do modulo I. as apresentações foram muito interessantes, todas as equipes conseguiram realizar a atividade solicitada, percebeu-se grande motivação nas escolas e expectativas de mudanças, porem um dos grandes obstáculos das equipes foi a impressão do material e a disponibilidade de tempo da equipe para estudo. Isso foi visualizado na auto avaliação do estudo a distancia. Pois ao final do encontro foi realizada a auto avaliação do estudo a distancia onde é possível perceber que os cursistas precisam estabelecer horário de estudo, pois apenas 43% considerou que fez isso. E apenas 35%, realizou todas as atividades do caderno de estudos e de atividades; apenas 33% manteve contato com a tutora e fez leitura complementares; porem foi satisfatória a participação dos cursistas nas atividades realizadas, pois 97% o fez. É preciso analisar estes dados, não para julgar os cursistas , pois todos estão trabalhando e sabemos que não dispõem do tempo indicado para os estudos, mas é preciso que cada um se avalie a cada encontro para melhorar a cada dia, não para superar os outros, mas para superar a si mesmos.
  • Também foi realizado avaliação do encontro, na qual observou-se um nível de 88% de satisfação quanto a habilidade de mediar do formador; 82% dos cursistas tiveram suas expectativas correspondidas; 85% esclareceu suas duvidas sobre o conteúdo do modulo I e 79% achou que o encontro oportunizou a discussão e socialização das idéias do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Uma resposta para Relatório Baianópolis dia 19/11/2010

  1. marlene Moreira de Souza disse:

    Parabenizamos a nossa tutora gabriella Massoni pelo compromisso, dedicação, criatividade e paciência junto aos cursistas.O curso está sendo de uma riqueza indiscutível, o qual fará de nós gestores profissionais preparados e capacitados.
    Cursistas: Marlene Moreira e Ana Claudia Simões de Macêdo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: