Relatório do dia 14/12/2010

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação desenvolvidas em sua escola e no sistema de ensino.
  • Socializar as atividades desenvolvidas por cada equipe na escola referentes ao modulo II.
  • Apresentar em linhas gerais o Módulo XI e explicar as atividades a serem desenvolvidas pela equipe gestora.
  • Construir o plano de estudos pelas equipes gestoras.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Diretrizes legais de gestão democrática.
  • Concepção e importância de gestão democrática.
  • Administração de conflitos e procedimentos de gestão democrática.
  • A relação de reciprocidade entre escola e comunidade local.
  • Participação e exercício da cidadania.
  • Mecanismos de integração das escolas com a sociedade.
  • Autonomia da escola e construção do projeto pedagógico.
  • Autonomia e mecanismos de participação.
  • Gestão colegiada: procedimentos e estratégias.
  • Ações inovadoras e promoção de lideranças nas escolas.
  • Organização dos tempos escolares.
  • Relações sociais e situações de trabalho nas escolas.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • A participação dos cursistas;
  • O encontro teve um período de horas maravilhoso;
  • Boa recepção;
  • Boa comida;
  • As apresentações das equipes;
  • Comprometimento e compromisso;
  • As sugestões para o projeto de incentivo aos profissionais da escola;
  • Troca de experiências;
  • Debates;
  • Socialização das atividades;
  • Apresentação e socialização do modulo II;
  • Participação, integração e socialização;
  • A organização;
  • O vídeo;
  • Dinâmicas e ações desenvolvidas pelas equipes;

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • As antigas conversas paralelas;
  • A desistência de muitos gestores;
  • A falta de comprometimento de muitos;
  • Não houve momentos menos significativos;
  • Pouco Tempo para muitas atividades.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Começar as 07:30h;
  • Continuar melhorando;
  • Em cada encontro uma equipe patrocinar um premio para sorteio das equipes para incentiva-los mais;
  • Novas experiências;
  • Parar as conversas paralelas.

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • O encontro teve inicio com a dinâmica o poder da validação. Em seguida foi feita a leitura de um memorial do 2º encontro, e então foi apresentado o vídeo do modulo II, feita a reflexão do vídeo, teve inicio a exposição dialogada sobre o caderno de estudos do modulo, onde foram discutidos os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação desenvolvidas em sua escola e no sistema de ensino. Em seguida, foi iniciada a socialização das atividades 5 e 7 realidades pelas equipes gestoras do caderno de atividades do modulo II. As apresentações trouxeram-nos dados sobre as relações entre a comunidade e a escola demonstrando o envolvimento ou não dos profissionais da escola, e da comunidade com os problemas da escola, também trouxe idéias de motivação das equipes das escolas através de um projeto, desejamos que estes projetos possam ser aplicados da forma como foram planejados, pois as equipes demonstraram-se muito empolgadas com ele.
  • Um dos grandes empecilhos para o bom desenvolvimento das equipes ainda é a impressão do material e a disponibilidade de tempo da equipe para estudo. Isso foi visualizado na auto avaliação do estudo a distancia, que ainda revelou que os cursistas precisam estabelecer horário de estudo, pois o numero destes que considerou que fazer isso caiu de 43% no 1º modulo para 39% no 2º modulo. E apenas 42%, realizaram todas as atividades do caderno de estudos e de atividades; também é preciso repensar a pratica, pois apenas 32% mantiveram contato com a tutora; e ainda foi satisfatório, porem reduzida, a participação dos cursistas nas atividades realizadas, de 97% para 89; 67% buscaram novas informações e 42 fez leituras complementares. É preciso analisar estes dados, principalmente pelos próprios cursistas, muitos destacaram como motivo a falta de tempo e a sobrecarga de trabalho, família e estudo, mas se comprometeram em por os estudos e as atividades solicitadas em dias no período de recesso. Sendo esta uma auto avaliação que cada um se avalie a cada encontro para melhorar a cada dia, não para superar os outros, mas para superar a si mesmos.
  • Também foi realizado avaliação do encontro, na qual se observou um nível de 96% de satisfação quanto a habilidade de mediar do formador; 92% dos cursistas tiveram suas expectativas correspondidas; 80% esclareceu suas duvidas sobre o conteúdo do modulo II e 92% achou que o encontro oportunizou a discussão e socialização das idéias do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: