Relatório do dia 25/02/2011

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas educacionais, voltadas para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
  • Socializar as atividades desenvolvidas por cada equipe na escola referentes ao modulo X.
  • Apresentar em linhas gerais o Módulo IX e explicar as atividades a serem desenvolvidas pela equipe gestora.
  • Construir o plano de estudos pelas equipes gestoras.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Política educacional, projeto pedagógico e melhoria do desempenho escolar;
  • As políticas educacionais e o projeto pedagógico – PP;
  • A qualidade como expressão do trabalho da escola;
  • Melhoria do desempenho escolar;
  • A política educacional e a construção da aprendizagem;
  • Melhorar o desempenho escolar é sempre possível;
  • Compromissos com a qualidade do desempenho escolar;
  • Sentido e funcionalidade das avaliações;
  • Avaliação interna e externa: importância e significados;
  • Natureza e finalidades das avaliações;
  • Modelos e métodos de seleção para as avaliações externas;
  • Principais avaliações externas em vigor no Brasil;
  • Indicadores de qualidade: sentidos e usos;
  • Tipos de indicadores do desempenho de alunos;
  • Prova Brasil e gestão pedagógica da escola;
  • Aspectos conceituais e metodológicos da Prova Brasil;
  • E agora, escola: os resultados da Prova Brasil chegaram… o que fazer?;
  • Matrizes de referência: conceito, composição e interpretação;
  • Escalas de proficiência: concepção e metodologia de análise pedagógica;
  • Uso dos resultados das avaliações externas no aperfeiçoamento do projeto pedagógico;
  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Plano de Ações Articuladas (PAR);
  • Fatores associados à promoção da aprendizagem;
  • O compromisso coletivo com a construção da qualidade.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • Desenvolvimento dos trabalhos e dos grupos;
  • Esclarecimentos acerca do modulo X, pois facilitou a aprendizagem do mesmo, o que não foi possível no estudo individual;
  • As discussões e interações entre a tutora e equipes participantes que proporcionou descontração e melhor interpretação dos conteúdos;
  • Esclarecimentos sobre o PPP, Prova Brasil e Ideb;
  • A socialização das idéias e troca de experiências;
  • O horário, os esclarecimentos do modulo e a comida.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

  • Alguns cursistas terem chegado atrasados;
  • Lugar pouco arejado;
  • A desmotivação de alguns integrantes;
  • Dificuldade para apresentar as atividades propostas;
  • Falta de tempo para estudo do modulo;
  • Assuntos complexos.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Que os próximos encontros seja igual ou melhor do que esse, pois todos estão nos deixando cada vez mais capacitados e bem preparados para conduzir um cargo;
  • Maior empenho da equipes gestoras;
  • Que as escolas reflitam mais sobre os conceitos discutidos no modulo sobre avaliação, gestão e outros, pensar que alguns vão muito mais alem do que conhecemos;
  • Musica e dinâmicas.

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • O encontro teve inicio com a dinâmica de reflexão sobre trabalho em equipe. Em seguida foi feita a leitura de um memorial e do relatório do 3º encontro, e então foi apresentado o vídeo do modulo X, feita a reflexão do vídeo, teve inicio a exposição dialogada sobre o caderno de estudos do modulo, por cada equipe que foi sorteada anteriormente, onde foram discutidas as formas de promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas educacionais, voltadas para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem, analisando as avaliações externas como a Prova Brasil e outras, também foram discutidos os dados do Ideb e a colaboração do PAR para os municípios. Em seguida, foi iniciada a socialização das atividades 1 e 7 realidades pelas equipes gestoras do caderno de atividades do modulo X. As apresentações trouxeram-nos dados sobre os PPPs das escolas e da Secretaria de Educação e sobre os resultados da Prova Brasil nas escolas que a realizaram.
  • Ainda é uma grande dificuldade a impressão do material e a disponibilidade de tempo das equipes para poderem se dedicar aos estudos.
  • Novamente percebeu-se pela analise da auto avaliação do estudo a distancia, que os cursistas ainda não estabeleceram horários de estudos que possibilitasse a leitura de todo o caderno de estudos, apenas 28% afirmou isso. Apresentando uma queda de 42% do modulo 2 para 25%, no modulo 10, dos cursistas realizaram todas as atividades do caderno de estudos e de atividades.
  • Satisfatoriamente os trabalho em equipe tem dado bons resultados pois 82% afirmam participar das atividades realizadas pela equipe; porem ainda é baixo o contato com o tutor. Que cada um possa se autoavaliar buscando melhorar a cada modulo, no entanto, segundo o estudos de cada avaliação os números vêm caindo.
  • Também foi realizado avaliação do encontro presencial, na qual se observou um nível de 75% de esclarecimento das duvidas quanto ao modulo; 89% dos cursistas acham que o encontro presencial facilitou a aprendizagem do modulo; 96% acha que o encontro oportunizou a discussão e socialização das idéias do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Uma resposta para Relatório do dia 25/02/2011

  1. gracileide disse:

    gente por favor mi ajude,fazer os memorias se tiverem algum ai mi envie, preciso de tds os memorias do modulo I ate o x . valeu bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: