Relatório do dia 15/12/2010

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL

Progestão em clima de Natal

Dinâmica das argolas

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Compreender os sentidos das políticas públicas da educação na determinação do desempenho da escola pública, em níveis demonstrativos da qualidade do ensino;
  • Descrever elementos que expressem a qualidade da educação na escola pública, a partir das políticas públicas educacionais;
  • Estabelecer relações entre os fatores privilegiados pelas políticas públicas voltadas para a melhoria do desempenho escolar nas práticas educativas.
  • Compreender a natureza e os resultados das avaliações externas realizadas no sistema educacional brasileiro;
  • Analisar as funções das diferentes modalidades da avaliação externa e respectivos indicadores educacionais;
  • Relacionar o desempenho do aluno à gestão pedagógica de indicadores educacionais;
  • Analisar aspectos conceituais e metodológicos que concorram para a compreensão da Prova Brasil como avaliação externa;
  • Interpretar pedagogicamente os resultados obtidos pela escola na Prova Brasil, à luz do projeto pedagógico da escola.
  • Rever o projeto pedagógico à luz das matrizes de referência;
  • Descrever os diferentes fatores que se mostram associados ao rendimento escolar, apoiando-se na concepção de avaliação em larga escala.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Qualidade do processo educacional e sua expressão no Desempenho Escolar.
  • As políticas educacionais e o Projeto Pedagógico – PP.
  • A qualidade como expressão do trabalho da escola.
  • Política Educacional, Projeto Pedagógico e Melhoria do Desempenho Escolar.
  • A política educacional e a construção da aprendizagem.
  • Compromissos com a qualidade do desempenho educacional.
  • Sentido e funcionalidade das avaliações.
  • Avaliação interna e externa: importância e significados.
  • Natureza e finalidade das avaliações externas.
  • Modelos e métodos de seleção de avaliação externa.
  • Principais avaliações externas em vigor no Brasil.
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
  • Indicadores de qualidade: sentidos e usos.
  • Prova Brasil e gestão pedagógica da escola.
  • Aspectos conceituais e metodológicos da Prova Brasil.
  • Matrizes de referência: conceito, composição, interpretação.
  • Escalas de proficiência: concepção e metodologia de análise pedagógica.
  • Uso dos resultados das avaliações externas no aperfeiçoamento do projeto pedagógico.
  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Plano de Ações Articuladas (PAR).
  • Fatores associados à promoção da aprendizagem.
  • O compromisso coletivo com a construção da qualidade.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Excelente aprendizagem, socialização, integração, confraternização, desempenho do trabalho em equipe, trabalho produtivo e criativo, dinâmicas interessantes e motivadoras, participação integrada, clareza do conteúdo do módulo pelo tutor, exposição dialogada bastante significativa, almoço ótimo, criatividade nas apresentações, cada encontro fica mais interessante, acolhimento ótimo, ambiente caloroso e carinhoso entre tutor e cursistas, união e companheirismo entre o grupo, foi bastante interessante a idéia de formação das duas cestas de alimentos para socializar com as duas pessoas consideradas mais carentes da cidade em que os cursistas tiveram oportunidade de exerceram a sua função social sendo solidária no ambiente, a brincadeira de amigo oculto também contribuiu para o clima de partilha e confraternização no momento especial do Natal.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Trinta e sete pessoas disseram que não houve, 01 pessoa disse que ainda houve algumas conversas paralelas, 01 pessoa falou sobre a questão do cumprimento do horário inicial pelos cursistas, 01 pediu para ler algo da bíblia no início do encontro.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

Duas pessoas sugeriram o término de algumas conversas paralelas, continuar com  no mesmo clima de descontração e compromisso  e dinamismo para  as apresentações que seja como os antecedentes: criativo, produtivo, animado e organizado e que algumas pessoas não atrasassem para o horário inicial do curso.

OBSERVAÇÕES GERAIS

Parabéns tutora! Você consegue fazer uma grande interação com o grupo, Continue assim, você é excelente. Parabéns tutora pelo compromisso, competência, responsabilidade, dedicação, criatividade, organização. Em cada encontro você nos surpreende com uma excelente ornamentação, com novas técnicas, dinâmicas atrativas e com a boa exposição dos conteúdos dos módulos onde passamos as 08 horas e não percebemos a passagem do tempo.

VEJA TAMBÉM:

2 respostas para Relatório do dia 15/12/2010

  1. Gildasio Diniz disse:

    Embora infelismente não sendo um cursista do Progestão,estou acompanhando todo o processo de desenvolvimento das atividades proposta pelo curso.Isso porque tenho a honra de trabalhar ao lado de duas gestoras eficiente que fazem questão de compartilhar com os seus colegas de trabalho as experiencias adquiridas durante cada encontro.

  2. Gildasio Diniz disse:

    Quero ver as atualizações desse ano de 2011 do Blog.Um super beijo a todas as cursistas do progestão e abraços aos nobres colegas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: