Relatório do dia 27/04/2011

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL

Folders e cartaz do encontro

Cursistas do Progestão Brejolândia

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas;
  • Relacionar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea;
  • Destacar a motivação* como fator central na escola de qualidade;
  • Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola;
  • Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico;
  • Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos;
  • Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem;
  • Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organização;
  • Definir o papel do (a) gestor(a) no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade;
  • Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos;
  • Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades e intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor-aluno;
  • Identificar o processo de avaliação da aprendizagem* como um instrumento de gestão;
  • Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los;
  • Analisar, na LDB, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

CONTÉUDOS TRABALHADOS

  • Desenvolvimento e aprendizagem;
  • Correntes psicológicas e posturas diante da relação entre desenvolvimento e aprendizagem;
  • Concepções de ensino e aprendizagem;
  • Princípios da aprendizagem;
  • Motivação;
  • O trabalho coletivo na escola;
  • A organização do trabalho escolar: o ensino, o tempo e o espaço;
  • Currículo* e interdisciplinaridade*;
  • A LDB e a organização do trabalho pedagógico;
  • O papel do(a) gestor( a) na condução trabalho pedagógico da escola;
  • Organização da sala de aula;
  • Dinâmica da sala de aula e interação professor-aluno e aluno-aluno;
  • O trabalho diversificado*;
  • O impacto das representações na relação pedagógica;
  • O papel da linguagem*;
  • Avaliação como instrumento de gestão;
  • Mitos que cercam a avaliação;
  • Avaliação e legislação.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Trinta e oito pessoas falaram que no encontro houve desempenho, participação, harmonia, aprendizagem, muita organização e produção de conhecimentos, integração, participação, parceria e dinamismo. Muito criativo, a tutora desempenhou como sempre na organização, na transmissão do conteúdo e nas dinâmicas de integração mobilizando e facilitando o conhecimento da turma no processo de aprendizagem durante o encontro.  Que a tutora mostrou segurança, dedicação e competência esclarecendo as dúvidas sobre todos os conteúdos do módulo.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Duas pessoas falaram que ainda houve poucas conversas paralelas e uso de celulares, observaram também a importância do cumprimento do horário de chegada de alguns cursistas.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

Que tudo seja igual aos encontros anteriores, com o mesmo clima de harmonia, criatividade e ludicidade e que a tutora está de parabéns pelo brilhante trabalho e responsabilidade na realização dos encontros presenciais.

OBSERVAÇÕES GERAIS

O encontro foi ótimo! Parabéns!

 

VEJA TAMBÉM:

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: