Dias 13,14,15 e 18/10/10

RELATÓRIOS DOS ENCONTROS PRESENCIAIS

TURMA 1

Fonte: Cursistas da Turma I do Progestão, Foto: Fábio Nunes

Fonte: Cursistas da turma I do Progestão, Foto: Fábio Nunes

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Apresentar a estrutura curricular, a metodologia, a sistemática de avaliação e demais pressupostos básicos do programa.
  • Ambientar os gestores cursitas no Ambiente virtual de aprendizagem – Moodle.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Histórico do Programa de Capacitação de Gestores-PROGESTÃO
  • Estrutura curricular e metodológica do programa
  • Sistemática de Avaliação e acompanhamento do cursista
  • Ambiente Virtual de aprendizagem – AVA

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Aprendizado, incentivo ao estudo, melhoria da qualidade, coragem para lutar, as oportunidades de muita aprendizagem, conhecimento, integração, a forma como a tutora e a articuladora conduziram o encontro, pontualidade, compromisso, cumprimento do cronograma, dinâmica de apresentação do curso, assiduidade, dinâmica de grupo, comunicação, experiências, conhecimento, apoio e incentivo a todos do grupo, aumento do desejo pela educação,  incentivo aos cursistas, apresentação da proposta do curso e organização.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Não foi pontuado na avaliação no espaço correspondente, mas na sugestão do próximo encontro foi evidenciado um único aspecto: conversa paralela.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Ligar para os cursistas ausentes e enviar e-mail a fim de estimulá-los a participar do programa;
  • Promover vivências no Ambiente Virtual de Aprendizagem com a utilização do laboratório a fim de os cursistas possa interagir melhor com esse espaço educativo;
  • Melhorar o espaço físico no sentido de melhorar o ar condicionado, especialmente porque a sala não é ampla.

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • A primeira turma é composta por equipes gestoras do município de Barreiras. Foi percebido um grande desestimulo dos cursistas comprovada pelo número de ausentes (16);
  • Embora tenha tido um número considerável de ausentes, os presentes fizeram a diferença, provocando discussões interessantes. Saíram com o compromisso de buscar os colegas que compõe a equipe para estarem no próximo encontro. Essa foi a turma que tinha as equipes em sua maioria incompleta. Houve situações de está apenas um representante da escola;
  • Acreditamos que temos um grande desafio pela frente.

TURMA 2

Fonte: Cursistas da turma II do Progestão, Foto: Iara Xavier

Fonte: Cursistas da turma II do Progestão, Foto: Darly Moreno

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Apresentar a estrutura curricular, a metodologia, a sistemática de avaliação e demais pressupostos básicos do programa.
  • Ambientar os gestores cursitas no Ambiente virtual de aprendizagem – Moodle.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Histórico do Programa de Capacitação de Gestores-PROGESTÃO;
  • Estrutura curricular e metodológica do programa;
  • Sistemática de Avaliação e acompanhamento do cursista;
  • Ambiente Virtual de aprendizagem – AVA.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Dinamismo, simpatia da tutora , habilidade, apresentação da proposta, incentivo a qualificação profissional, as discussões construtivas, a discussão introdutória sobre a realidade da escola e possibilidade de mudanças, harmonia do grupo de cursista, integração, motivação, interesse, discussão sobre gestão democrática, oportunidade para socialização de idéias e práticas de cada um, troca de experiências, como foi passado o curso e o ambiente alegre no primeiro encontro, condução dos objetivos a serem alcançados, participação do grupo sugestão de atividades, sistema de avaliação, aula interativa.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Calor, temperatura do ambiente (ar condicionado não estava funcionando direito), falha no sistema para melhor esclarecimento, falta de prática no AVA.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Promover vivências no Ambiente Virtual de Aprendizagem com a utilização do laboratório a fim de os cursistas possa interagir melhor com esse espaço educativo;
  • Melhorar o espaço físico no sentido de melhorar o ar condicionado, especialmente porque a sala não é ampla;
  • Ligar para os cursistas ausentes e enviar e-mail a fim de estimulá-los a participar do programa.

OBSERVAÇÕES GERAIS

A segunda turma é mesclada entre escolas de Barreiras e municípios vizinhos. Embora a freqüência tenha sido a mesma da turma I, as equipes gestoras estavam mais completas. O nível da discussão foi muito bom e a interação com o grupo também.   É importante salientar que existem equipes nessa turma que corre o risco de não participar do Programa por estarem incompletas e não atenderem ao solicitado no edital. A justificativa para não participação é a falta de interesse de alguns membros. Assim, não conseguem perceber a importância do curso para o crescimento do trabalho da escola.

TURMA 3

Fonte: Cursistas da turma III do Progestão, Foto: Darly Moreno

Fonte: Cursistas da turma III do Progestão, Foto: Darly Moreno

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Apresentar a estrutura curricular, a metodologia, a sistemática de avaliação e demais pressupostos básicos do programa.
  • Ambientar os gestores cursitas no Ambiente virtual de aprendizagem – Moodle.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Histórico do Programa de Capacitação de Gestores-PROGESTÃO;
  • Estrutura curricular e metodológica do programa;
  • Sistemática de Avaliação e acompanhamento do cursista;
  • Ambiente Virtual de aprendizagem – AVA.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTROS

Possibilitará melhor desempenho para gestor construir a escola de qualidade, discussões com os participantes, esclarecimento dos objetivos do curso, integração, dinamicidade das discussões, aprofundamento teórico das colocações, sistematização de conhecimentos, clareza de comunicação, amizade, interação com o grupo, discussão das atividades, dinâmica e criatividade no decorrer do encontro, confraternização, a avaliação, depoimento da ex-cursista, apresentação do programa como um todo, abertura do curso através de dinâmica, a maneira como foi passado as explicações com afeto, paciência e seriedade, a metodologia da tutora foi excelente, dinâmica: cada um pode encontrar diversas faces em uma mesma paisagem, o objetivo do curso, o desconhecido que foi oportunizado para conhecê-lo, parabéns as informações foram passadas com sucesso e quem esteve atento o tempo todo, certamente saiu sem dúvidas, a forma de desenvolver conhecimentos coletivos.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Muitos contratempos e transtornos que interromperam as discussões em muitos momentos, esperam físico muito quente, troca do ar condicionado durante o curso, espaço físico.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Translado para os cursistas que precisam se deslocar do hotel para o local do curso;
  • Estabelecer um diálogo com a Direc 25 no sentido evitar interrupções no momento do curso para resolver questões com as escolas dos municípios vizinhos presentes no curso;
  • Melhorar o espaço físico no sentido de melhorar o ar condicionado, especialmente porque a sala não é ampla.

OBSERVAÇÕES GERAIS

Essa foi a turma que houve o maior número de cursistas, em contrapartida foi também a turma que mais sofreu interrupções da Direc, que aproveitou o momento para comunicar eventos posteriores e realizar solicitações diversas. Isso causou dispersão porque muitos cursistas (especialmente diretores) se ausentavam da sala para ligar em suas escolas a fim de buscar informações solicitadas pela Direc.

 

TURMA 4

Fonte: Cursistas da turma IV do Progestão, Foto: Darly Moreno

Fonte: Cursistas da turma IV do Progestão, Foto: Darly Moreno

 

OBJETIVOS DO MÓDULO

  • Apresentar a estrutura curricular, a metodologia, a sistemática de avaliação e demais pressupostos básicos do programa;
  • Ambientar os gestores cursitas no Ambiente virtual de aprendizagem – Moodle.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

  • Histórico do Programa de Capacitação de Gestores-PROGESTÃO;
  • Estrutura curricular e metodológica do programa;
  • Sistemática de Avaliação e acompanhamento do cursista;
  • Ambiente Virtual de aprendizagem – AVA.

PONTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Novos conhecimentos adquiridos, apoio para melhoria da qualidade da gestão escolar, interação, superação das expectativas, clareza, a forma de socializar e o dinamismo da tutora, interação escola x comunidade, o entusiasmo que contagiou a todos os cursistas, despertou o interesse para participar ativamente do curso, dinamismo da tutora e a oportunidade de crescer, a forma de socialização da tutora, a alegria da tutora, as músicas, as apresentações das equipes, a apresentação do curso, participação dos gestores, metodologia da apresentação, apresentação do material, o esclarecimento referente ao material, interação, dinâmica deixando o cursista seguro e interessado, a eficácia da tutora em conduzir o curso, a preocupação e responsabilidade da diretora da Direc, preocupação entre os gestores e interação entre os demais membros, domínio do conteúdo da tutora.

PONTOS MENOS SIGNIFICATIVOS DO ENCONTRO

Muitos contratempos e transtornos que interromperam as discussões em muitos momentos, espaço físico muito quente, troca do ar condicionado durante o curso.

ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

  • Translado para os cursistas que precisam se deslocar do hotel para o local do curso;
  • Estabelecer um diálogo com a Direc 25 no sentido evitar interrupções no momento do curso para resolver questões com as escolas dos municípios vizinhos presentes no curso;
  • Melhorar o espaço físico no sentido de melhorar o ar condicionado, especialmente porque a sala não é ampla;
  • Verificar possibilidade de diminuir o horário de almoço para que os cursistas que pegam ônibus às 18:00 ou 17:30 (àqueles que não querem dormir na cidade) possam ser contemplados em sua solicitação;
  • Realizar um acordo de convivência para cumprimento de algumas regras no sentido de não prejudicar o encontro (especialmente uso de celulares e saídas para resolver problemas particulares).

OBSERVAÇÕES GERAIS

A turma IV apresenta uma característica diferente: de um único município (Santa Rita de Cássia) está participando cinco escolas. Isso é bom porque o município está sendo beneficiado no sentido de promover uma mudança efetiva nas escolas estaduais. Por outro lado, o esvaziamento é uma realidade se as equipes não se organizarem em torno do horário de chegada e/ou saída. Isso aconteceu no final do dia gerando um desconforto e desconcentração por parte dos outros cursistas.  Acordamos para que os mesmos se organizem para dormir em Barreiras já que, o Programa cobre as despesas com hospedagem assegurando a permanência do cursistas em todos os momentos dos encontros presenciais.

Veja também:

Uma resposta para Dias 13,14,15 e 18/10/10

  1. Jane disse:

    Gostaria de saber, como eu posso mim cadastra no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Progestão). Se for possivel, mande uma mensagem para o meu E-mail, confirmando o meu cadastro, ok?
    abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: